quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Hidratação com vinagre de maçã

Oi gente!
 Quanto tempo não escrevo aqui, já devem ter esquecido de mim, haha!
Até parece que deixo...vivo postando na página do face ou no insta, vocês me seguem lá né?

/jaquelinepenaafromakeup face
@jaquelinepenaafromakeup IG

Bom! Vim aqui para compartilhar uma experiência que me deixou boquiaberta, hehe! Primeiro vou explicar o motivo de ter feito essa experiência... como alguns e algumas sabem, quando eu quero algo, quero para ontem e eu estava de implicância com o meu cabelo, botei na cabeça que tinha que fazer algo para ficar mais fácil de lidar (eu perdia quase uma hora desembaraçando e isso me incomodava, afinal cabelo natural seria também para ser prático, pelo menos é o que passava pela minha cabeça, hehe!)
Enfim, primeiro decidi fazer escova orgânica, já fiz um post falando sobre essa química, se quiserem é só procurar mais aí embaixo, depois desisti da escova e coloquei na cabeça que tinha que fazer relaxamento....

"Abre parênteses" Como assim? Tu não aderiu ao cabelo natural? Está negando suas origens de novo? "Fecha parênteses" Nãão minha gente, a aceitação está além de deixar o cabelo natural, o cabelo afro para mim foi apenas um passo. Acredito que além de me aceitar como sou também tenho que me sentir livre para fazer as escolhas que quero, hoje já tenho ciência do motivo de ter sido lisa por muito tempo, questão de preconceito, de racismo, de piadinhas com o meu cabelo, hoje não estou nem aí, aliás, até estou, boto a boca no trombone quando não gosto, hehe!

Voltando.... então, nas minhas pesquisas li muito sobre Tioglicolato, Guanidina, Hidróxido de Sódio, de Cálcio, etc... entendi o que já sabia, que duas químicas no cabelo não são muito bem vindas, mas arrisquei e esse risco gerou um cabelo, seco e liso.....Siiiim, o liso que temia! Vocês pensaram que depois do ocorrido fiquei pirada né? Pior que não tanto, só estava quase ciente em raspar e começar minha luta pelo crespo do zero de novo (fiz BC há 2 anos). Não sou muito "noiada" em cortar cabelo, mas também não estava muito afim de começar tudo de novo.

Foi aí que pesquisei sobre reestrututação, hidratação, reconstrução e achei várias postagens sobre hidratação com vinagre de maçã. Sou bem resistente com processos caseiros, não só pela preguiça hehe, mas por que entendo que químicos estudam muito para chegar no resultado final de muitos produtos de tratamento. Como eu não tinha muito a perder, investi nessa hidratação que deu muuuuuuuuito certo. Olhem o antes e depois.

Viram a "caca" que eu fiz? Relaxamento com tioglicolato acabou com minhas luzes, meus crespos se foram ali, mas nem tudo estava perdido, hehe! Bom, chega de falação e vou explicar passo a passo o que eu fiz.

Hidratação com Vinagre de Maçã

250 ml de água
3 colheres (sopa) de vinagre
Mexa bem e reserve.

Lave seu cabelo com o seu shampoo preferido enxágue normalmente com água e depois coloque a mistura no cabelo, cuidando para que pegue em todo o cabelo inclusive na raíz, massageie e deixe agir por 3 minutos, após, sem enxaguar o cabelo use um creme de tratamento daqueles que ficam 3 minutos e deixe agir o tempo indicado pelo fabricante. Eu costumo deixar no mínimo 30 minutos.

OBS: se 250 ml for pouco para seu cabelo, dobre a quantidade de vinagre na mesma proporção da água. Sobre o creme, para esse tratamento achei melhor usar um que recuperasse um pouco o que perdi, então usei o Creme de Tratamento Reconstrução Profunda da marca Niely Gold.

Tá! Aí você vai dizer! "Ah, mas o que tratou o cabelo foi o creme e não o vinagre" E eu respondo: também! A diferença é que a solução de vinagre potencializa a ação do creme. Cansei de fazer a hidratação só com creme e não ter o mesmo resultado que vocês estão vendo na foto. A explicação que eu encontrei nas pesquisas para esse resultado macio e de cachos "reconstruídos" está no PH do vinagre que sela a cutícula do cabelo.

Bom!
Era isso minha gente, caso vocês tenham dúvidas me mandem mensagem ou pesquisem como eu fiz, para não ficarem só com a minha versão, hehe!
Beijos e até a próxima descoberta milagrosa ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário