quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nega do cabelo duro... Será?

Oi geeente!
Como estão!? Vocês perceberam que tenho estado mais presente?
Pois é! Ando meio inquieta com alguns comentários que ando ouvindo por aí sobre pessoas negras, suas peles e seus cabelos. E não fico brava na maioria das vezes, fico mesmo é com pena, pois percebo que grande parte dos comentários são apenas reproduções do que se ouviu ou falta de conhecimento mesmo, sem maldade, mas que colabora para propagar o preconceito. Por isso venho compartilhar o que aprendo.
Não sou expert capilar, nem em química, mas como já comentei em outras postagens que conforme vou convivendo com meu novo cabelo, vou aprendendo como ele se comporta. Leio muito sobre isso, não tanto quanto gostaria, mas quando não consigo deixar o meu cabelo do jeito que gosto, procuro em tutoriais e pesquisas em sites de busca as informações que preciso.
Bom! Sem enrolação, vou ser bem clara para vocês...cabelo afro, crespo, black NÃO É DURO!!
"Mas Jaque, conheço pessoas que nem pente passa!!"
"Mas Jaque, já vi jogarem água em um amigo negro e a água passou reto pela cabeça!"
"Mas Jaque.... blá blá blá"
Sério, eu também pensava e vivenciava isso, por isso passei muuuuuuuito tempo passando inúmeros produtos químicos no meu cabelo. Sabe o motivo da grande maioria ter esse tipo de pensamento passando pela sua cabeça?


Esses são modelos bem gaudérios das estruturas dos fios, entre cabelo liso escorrido até o crespo disforme, imaginem esse fio uma manga e imaginem a água que corre por dentro dessa manga a oleosidade natural que a raiz do cabelo produz, qual água chegará de forma mais rápida até a ponta? Em uma manga esticada ou uma manga cheia de voltas? É mais ou menos assim com o fio de cabelo, a oleosidade do couro cabeludo dificilmente chega até a ponta, tornando o cabelo seco a áspero.
O cabelo assim como nosso corpo precisa de água (hidratação) e alimento (nutrientes) que vem de fatores internos (alimentação adequada e beber água) e fatores externos (shampoo, condicionador, creme e óleos).
O cabelo crespo depende quase que 100% de fatores externos, devido a dificuldade da oleosidade natural não atingir todo o fio. É possível sim uma pessoa de cabelo black power, ter o cabelo macio, desde que a (o) dona (o) do cabelo invista e dedique-se a cuidar de forma efetiva e incansável, hehe! Assim como é possível (e vemos muito por aí) pessoas de cabelo liso parecendo uma palha.
Vamos acabar com tabus! Afinal, todos somos iguais perante Deus, e beleza além de relativa é infelizmente imposta por padrões distantes da realidade.
Um ótimo exemplo, são as indústrias de produtos de beleza e mercados cosméticos que não investem em cabelos crespos, muito menos em peles negras (basta procurar uma base ou pó facial para certificar-se que os tons são sempre "cor da pele" só não falaram de que pele). Os produtos existentes para cabelo não são para mantê-los, mas sim para alterá-los. Há inúmeras formas de alisar o cabelo!
 Ah! E lembrando que cabelo liso e cabelo crespo são fios diferentes, ou seja, possuem texturas diferentes ao toque, mas isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, apenas são diferentes. Só que não estamos acostumados com o cabelo crespo.
Então, é possível sim ver uma pessoa negra de cabelo macio como é possível ver uma pessoa branca de cabelo ressecado e consequentemente duro.
Beijos!














Nenhum comentário:

Postar um comentário